sábado, 1 de outubro de 2011

Gir Leiteiro marca presença em Passo Fundo/RS

Agrotecnoleite 2011 recebeu a 2ª etapa do Ranking Gaúcho do Gir Leiteiro
O Núcleo Gaúcho de Criadores de Gir Leiteiro (NGCGL) promoveu entre 27 e 30 de setembro de 2011 a 2ª etapa do Ranking Gaúcho do Gir Leiteiro (RGGL) durante a Agrotecnoleite 2011, evento voltado para a cadeia produtiva do leite na Universidade de Passo Fundo (UPF) em Passo Fundo/RS. O objetivo do RGGL é promover o fomento da raça em regiões estratégicas. “Nossa intenção é tornar o Gir Leiteiro mais próximo dos produtores de leite, fomentando a raça em diferentes localidades do estado” informa José Amaral, coordenador do NGCGL.  Para isso foi criada a disputa regional para incentivar a participação dos criadores e consequentemente promovendo as mostras da raça nas exposições locais. A primeira etapa do ranking aconteceu em Esteio, durante a Expointer.

             O julgamento dos exemplares foi realizado no dia 29 de setembro, quinta-feira. O grande campeão foi o touro “Arco” que anteriormente venceu no campeonato macho jovem aos 36 meses. Fruto do acasalamento de “Catuaí OCM” (Benfeitor na linha alta e Cadarso na linha baixa) com Dóris COM, o exemplar foi exposto por Álvaro José Bombonatto, selecionador no Sítio Santo Antônio em Nova Alvorada/RS. “Cadu” também filho de “Catuaí OCM” foi apontado como reservado campeão macho jovem aos 34 meses e posteriormente escolhido como o reservado de grande campeão. O touro é de propriedade de Airton Carlos Schnneider da Cabanha do Sossego de Lajeado/RS. Entre as fêmeas, destaque para campeã vaca adulta “Senadora TE da CAL”, escolhida também como grande campeã da Agrotecnoleite 2011. Filha de “Benfeitor Raposo da CAL” com “Juliana da CAL”, a matriz de 95 meses foi exposta por Carlos Jacob Wallauer, que desenvolve sua seleção na cidade de Salvador do Sul/RS onde está localizada a Agropecuária Fortaleza. Do Sítio Santo Antônio de Álvaro Bombonatto de Nova Alvorada/RS, veio a reservada de grande campeã, a fêmea “Soberana Alto Estiva” uma filha de “Maab Amuleto” com “Odalisca da AE” de 81 meses.
                A participação do Gir Leiteiro na Agrotecnoleite 2011 foi possível graças ao apoio dos parceiros: C.O.R.T Genética Brasil, Mig-Plus Agroindustrial, Embryo-Sul e Associação dos Criadores Gaúchos de Zebu. As próximas exposições gaúchas que contarão com a participação do Gir Leiteiro será a de Pelotas entre 9 e 12 de outubro e em Alegrete entre 13 e 16 de outubro. Os julgamentos ocorrem no dia 11 em Pelotas e no dia 14 em Alegrete.  
Entrada do pavilhão do Gir Leiteiro
Álvaro Bombonatto (E) recebe a premiação de grande campeão (Arco) das mãos de José Amaral (D)

Roque Cacciamani (E) recebendo a premiação de Grande Campeã (Senadora TE da Cal). Ao lado: Nathã Carvalho e Lincoln Oliveira

Maricélia Bombonatto recebe a premiação de Res. Gde. Campeã (Soberana Alto Estiva). Ao lado: José Amaral

Por Nathã Carvalho
Agro Correspondente Grupo Publique | Rio Grande do Sul
nathars@publique.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário