quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Pelotas e Alegrete receberam o Gir Leiteiro pela 1ª vez


Gir Leiteiro fez sucesso em Alegrete - Foto: Flávio Burin
Participação em eventos regionais fomenta a raça no RS

 Sendo a 3ª etapa do Ranking Gaúcho do Gir Leiteiro, a participação na 85ª Exposição Agropecuária de Pelotas, promovida pela Associação Rural de Pelotas entre 08 e 12 de outubro, contou como jurado o Médico Veterinário Leonardo Moreira, assistente técnico comercial da CRV Lagoa no Rio Grande do Sul. Ao lado das raças Holandesa, Holandesa VB, Jersey e Pardo Suíça, o Gir Leiteiro fez a sua estréia na mostra. O julgamento dos animais foi realizado na tarde de 11 de outubro. “Baguete Alto Estiva”, campeã fêmea jovem com 33 meses, conquistou o título de grande campeã. Fruto do acasalamento de “Nobre TE da CAL” com “Mulata Alto Estiva”, Baguete foi exposta por José Adalmir Ribeiro do Amaral, proprietário da Fazenda das Nogueiras, com sede em Caxias do Sul/RS. Do mesmo criatório veio a reservada de grande campeã, “Cambraia TE de Brasília”, uma filha de “Impressor de Brasília” com “Rani TE de Brasília” de 99 meses, que anteriormente venceu o campeonato vaca sênior. O campeão júnior maior, “Apolo Nogueira” de 21 meses, é filho de “Cadarso C054” com “Lena da Palma”. O animal também levou o título de grande campeão para a Fazenda das Nogueiras, de Caxias do Sul/RS. Da Fazenda Nossa Senhora de Lourdes, de Jaime Francisco da Conceição de Novo Hamburgo/RS, veio o reservado de grande campeão “Rancheiro”, um filho de “CA Sansão” com “Castora” de 22 meses. No grande campeonato de fêmeas jovens, destaque para “Zélia”, campeã novilha maior, filha de “Astro TE de Kubera” com “Estampada OCM”, de 23 meses, exposta por Iliseu Pressler do Sítio Sonho de Menino de Estrela/RS.

Julgamento de machos em Pelotas
Julgamento das fêmeas jovens em Pelotas
Leonardo Moreira avaliando as fêmeas em Pelotas
Grande campeonato de fêmeas em Pelotas
Da Esq. para Dir = Reservada de Grande Campeã (Vaca vermelha), Eduardo, Jaime Conceição e José Amaral (recebendo a premiação) e  Grande Campeã em Pelotas (Vaca Chitada).
Apolo Nogueira - Grande Campeão em Pelotas
Gir Leiteiro chama a atenção em Alegrete

Para encerrar as etapas do ranking, o NGCGL organizou junto ao Sindicato Rural de Alegrete, a participação inédita da raça nesta que é considerada uma das mais tradicionais exposições do estado. Juntamente com as raças Holandesa e Jersey, o Gir Leiteiro esteve na Fronteira-Oeste gaúcha no período de 12 a 16 de outubro, com julgamento realizado em 14 pelo médico veterinário Edon Rocha Braga, o técnico da ABCZ no Rio Grande do Sul.  Entre as fêmeas, a campeã vaca sênior, “Cambraia TE de Brasília”, uma filha de “Impressor de Brasília” com “Rani TE de Brasília” de 99 meses, foi a escolhida como grande campeã. A fêmea foi exposta por José Adalmir Ribeiro do Amaral da Fazenda das Nogueiras de Caxias do Sul/RS. “Dália” a campeã fêmea jovem, ficou com o título de reservada de grande campeã. A matriz de 32 meses é filha de “CA Sansão” com “Cocaia da Flamar” e é de propriedade de Jaime Francisco da Conceição da Fazenda Nossa Senhora de Lourdes de Novo Hamburgo/RS. O escolhido como grande campeão foi “Apolo Nogueira” de 21 meses, filho de “Cadarso C054” com “Lena da Palma”. O animal que já havia conquistado o campeonato júnior maior é de propriedade de José Adalmir Ribeiro do Amaral da Fazenda das Nogueiras de Caxias do Sul/RS. Também veio da Fazenda Nossa Senhora de Lourdes de Novo Hamburgo/RS, o reservado de grande campeão, o macho “Rancheiro”, um filho de “CA Sansão” com “Castora” de 22 meses. “Ibiara” foi a escolhida como a grande campeã jovem. Vencedora no campeonato bezerra, a fêmea de 11 meses é filha de “Astro TE de Kubera” com “Astral” e foi exposta por Iliseu Pressler, selecionador do Sítio Sonho de Menino de Estrela/RS.

Julgamento em Alegrete
Julgamento de machos em Alegrete
Edon Braga, o jurado em Alegrete
Julgamento dos machos em Alegrete

Apolo Nogueira - Grande Campeão em Alegrete
Cambraia TE de Brasília - Grande Campeã 
Dália - Reservada de Grande Campeã
Pavilhão de bovinos de leite em Alegrete
Animais sendo expostos
Animais expostos
Colaborou com fotos: Flávio Burin

Nenhum comentário:

Postar um comentário