sábado, 11 de maio de 2013

Conhecidos os grandes campeões Gir Leiteiro da Fenamilho 2013


A Associação dos Criadores Gaúchos de Zebu (ACGZ) e o Núcleo Gaúcho de Criadores de Gir Leiteiro promoveram nesta quinta, 2 de maio, o julgamento dos exemplares da raça Gir Leiteiro na 16ª Feira Internacional do Milho, a Fenamilho 2013, em Santo Ângelo/RS. Apesar do zebu ter participação tradicional no evento, esta foi a primeira vez que a exposição recebeu animais Gir Leiteiro.  

O médico veterinário Leonardo de Menezes Moreira foi o convidado para avaliar os machos e fêmeas trazidos em conjunto por três criadores do estado. A mostra da raça em Santo Ângelo abriu o calendário que constitui o Ranking Gaúcho do Gir Leiteiro, que contará ainda com pelo menos mais quatro etapas durante o ano.  

A Agropecuária Fortaleza de Carlos Jacob Wallauer de Salvador do Sul/RS conquistou os principais prêmios. Vieram de lá a grande campeã, “Lívia FIV” (C.A Sansão x Senna TE da Cal) de 56 meses; a reservada de grande campeã, “Luiza FIV” (Meteoro de Brasília x Poncho Kubera) de 61 meses; o grande campeão, “Nolin FIV” (Fardo F. Mutum x Serena TE da Cal) de 16 meses; o reservado de grande campeão, “Merlin” (Modelo TE de Brasília x Senadora TE da Cal) de 37 meses e a melhor novilha da raça, “Ornada” (Jaguar TE do Gavião x Liliana) de 9 meses.

Na avaliação do presidente da ACGZ e coordenador do NGCGL, José Amaral, a estreia foi positiva. “Conseguimos alcançar com êxito nosso objetivo de fomentar a raça em uma região de extrema relevância para a produção leiteira do estado. A organização do evento nos recebeu muito bem e certamente, vamos programar nosso retorno para a próxima edição do evento em 2015” salientou.
Entre os dias 15 e 19 de maio o Gir Leiteiro marcará presença na Expoleite-Fenasul em Esteio/RS, onde ocorre a 2ª etapa do ranking.

Veja a galeria de fotos da exposição aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário