sábado, 11 de maio de 2013

Gir Leiteiro marcará presença na Expo- leite Fenasul, em Esteio/RS



Após a abertura oficial do Ranking Gaúcho do Gir Leiteiro 2013 (RGGL) na Fenamilho em Santo Ângelo/RS, no noroeste do estado, é Esteio, na região metropolitana da capital Porto Alegre, o próximo destino da raça. A tradicional Expoleite-Fenasul, exposição de outono de raças leiteiras que ocorre anualmente lá no parque de exposições Assis Brasil, chega a sua 36ª edição e recebe os zebuínos pela segunda vez. Organizada pela Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando) em parceria com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Agronegócio do Rio Grande do Sul (Seapa), o evento ocorre entre 15 e 19 de maio e sediará a segunda etapa do RGGL. Na programação da feira constam concursos leiteiros, julgamentos, provas e remates de várias raças. A indústria e comércio ligado ao segmento também marca presença através de estandes no pavilhão de bovinos de leite.
Para a exposição, o Núcleo Gaúcho de Criadores de Gir Leiteiro e a Associação dos Criadores Gaúchos de Zebu organizaram uma participação de categoria especial para o ranking, que contará com a apresentação de um número superior de animais e expositores em relação às demais etapas regionais. Os exemplares terão julgamento conduzido pela jurada oficial da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Manuela Pires Monteiro da Gama, de Ribeirão Preto/SP, no dia 17 de maio, na pista de bovinos de leite. Para o coordenador do NGCGL e presidente da ACGZ, a participação na Expoleite-Fenasul será mais uma oportunidade de demonstrar a aptidão leiteira de raças zebuínas, como o Gir Leiteiro. “Os animais expostos poderão demonstrar a evolução zootécnica da raça para a produção de leite a custo adequado. Tais qualidades como eficiente conversão alimentar, rusticidade e docilidade, somadas a boa adaptação do Gir Leiteiro ao pampa gaúcho estão atraindo os produtores de leite que buscam otimizar os lucros da atividade leiteira” salienta. Segundo ele, a raça tem obtido excelente receptividade pelas regiões onde tem passado através das participações nas exposições ranqueadas.  “Nossa intenção é tornar o zebu leiteiro mais próximo dos produtores de leite em diferentes localidades do estado” acrescenta.

Em 2012
No ano passado, em sua estreia no evento, o Gir Leiteiro teve como grande campeã, a vaca adulta “Fabel Sansão Eca Fiv” e como grande campeão, “Apolo das Nogueiras”, ambos de José Adalmir Ribeiro do Amaral, da Fazenda das Nogueiras de Caxias do Sul/RS. A reservada grande campeã foi “Esborna TE de Brasília”, exposta pelo Condomínio Esborna de Nova Alvorada/RS. O reservado de grande campeão foi “S.A Dado” de Álvaro José Bombonatto, selecionador no Sítio Santo Antonio de Nova Alvorada/RS.

Sobre a raça
O Gir Leiteiro é uma raça zebuína. Destaca-se por sua rusticidade, longevidade produtiva e reprodutiva, docilidade, baixo custo de mantença, facilidade de parto, produção de leite a pasto (excelente conversão alimentar), e versatilidade nos cruzamentos. O Gir Leiteiro reduz os custos nos aspectos de alimentação, medicamentos, assistência veterinária e mão de obra exigida para condução e cuidados com os animais do rebanho. Quando cruzado com o Holandês, o Gir Leiteiro produz o Girolando, um animal extremamente rústico, de excepcional conversão alimentar e de alta produção leiteira. Também pode ser utilizado em vacas Jersey para produzir o Girsey, com consideráveis qualidades. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário