domingo, 11 de maio de 2014

Gir Leiteiro participará da Expoleite-Fenasul em Esteio pela terceira vez

Após a abertura oficial do Ranking Gaúcho do Gir Leiteiro 2014 (RGGL) na Festleite em Anta Gorda/RS, é Esteio, na região metropolitana da capital Porto Alegre, o próximo destino da raça. A tradicional Expoleite-Fenasul, exposição de outono de raças leiteiras que ocorre anualmente no parque de exposições Assis Brasil, chega a sua 37ª edição e recebe os zebuínos pela terceira vez. Organizada pela Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando) em parceria com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Agronegócio do Rio Grande do Sul (Seapa), o evento ocorre entre 14 e 18 de maio e sediará a segunda etapa do RGGL. Na programação da feira constam concursos leiteiros, julgamentos, provas e remates de várias raças. A indústria e comércio ligado ao segmento também marca presença.

Para a exposição, o Núcleo Gaúcho de Criadores de Gir Leiteiro (NGCGL) e a Associação dos Criadores Gaúchos de Zebu (ACGZ) organizaram uma participação de categoria especial para o ranking, que contará com a apresentação de um número superior de animais e expositores em relação às demais etapas regionais. Os exemplares terão julgamento conduzido pelo médico veterinário Rednilson Moreli Gois, no dia 16 de maio, na pista de bovinos de leite, a partir das 10h. Para o presidente da ACGZ coordenador do NGCGL e, José Amaral, a participação na Expoleite-Fenasul será mais uma oportunidade de demonstrar a aptidão leiteira de raças zebuínas, como o Gir Leiteiro. “Os animais expostos poderão demonstrar a evolução zootécnica da raça para a produção de leite a custo adequado. Tais qualidades como eficiente conversão alimentar, rusticidade e docilidade, somadas a boa adaptação do Gir Leiteiro ao pampa gaúcho estão atraindo os produtores de leite que buscam otimizar os lucros da atividade leiteira” salienta. Segundo ele, a raça tem obtido excelente receptividade pelas regiões onde tem passado através das participações nas exposições ranqueadas. “Nossa intenção é tornar o zebu leiteiro mais próximo dos produtores de leite em diferentes localidades do estado” acrescenta.

Em 2013
No ano passado, o Gir Leiteiro teve como grande campeã,
Maab Ladeira Jaguar
a vaca adulta “Maab Ladeira Jaguar” e como grande campeão, “Apolo das Nogueiras”, ambos de José Adalmir Ribeiro do Amaral, da Fazenda das Nogueiras de Caxias do Sul/RS. A reservada grande campeã foi “ótima”, e o reservado, “Rancheiro” ambos de Jaime Francisco da Conceição, da Fazenda Nossa Senhora de Lourdes de Novo Hamburgo/RS.

Sobre a raça
O Gir Leiteiro é uma raça zebuína. Destaca-se por sua rusticidade, longevidade produtiva e reprodutiva, docilidade, baixo custo de mantença, facilidade de parto, produção de leite a pasto (excelente conversão alimentar), e versatilidade nos cruzamentos. O Gir Leiteiro reduz os custos nos aspectos de alimentação, medicamentos, assistência veterinária e mão de obra exigida para condução e cuidados com os animais do rebanho. Quando cruzado com o Holandês, o Gir Leiteiro produz o Girolando, um animal extremamente rústico, de excepcional conversão alimentar e de alta produção leiteira. Também pode ser utilizado em vacas Jersey para produzir o Girsey, com consideráveis qualidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário